Título de Cidadão Itapetiningano. 23-11-2017.


No dia 23 de novembro estive na câmara municipal de Itapetininga recebendo o titulo de cidadão Itapetiningano, uma homenagem com um significado imprescindível na minha vida qual recebi das mãos de meu amigo vereador Marcos Silvério, (um grande mestre da vida), com muito carinho e gratidão.

Ao longo da minha caminhada, como qualquer outra pessoa, passei por muitas necessidades, sou natural de Capão Bonito, criado apenas por uma mãe maravilhosa que nunca deixou de me orientar, porém, assim como todos adolescentes confusos, confesso que me confundi e me perdi em vários momentos.
Contudo, sempre fui protegido pelos anjos do dia a dia, assim eu chamo as pessoas que me conduzia para o caminho do bem, entre eles o que acreditou e apostou em minha pessoa, Professor Luiz Eugênio, mais conhecido como Professor Cavalo da Abadá - Capoeira de Capão Bonito-SP.

No inicio do ano de 2003, com 21 anos de idade muito determinado e confiante fui indicado pelo meu querido professor á migrar para a Cidade de Itapetininga, com objetivo de fazer faculdade de Educação Física e continuar com os projetos da Abadá - Capoeira da cidade.

Assim inicia a minha história em Itapetininga, confesso que pensando hoje no que passei, percebo as grandes dificuldades, desempregado, sem casa pra morar, cursando faculdade e esposa gravida, mas confesso também que nunca percebi a dificuldade na minha frente, pois entendia que aquelas situações eram normais, até mesmo por que dificuldade sempre passei desde criança, e nunca foi empecilho para eu desanimar, tenho como exemplo minha querida mãe que cuidou de quatro filhos sozinha, sem reclamar, enfim, eu tinha objetivos, e uma causa pra abraçar, isso me conduzia.

Como disse minha vida sempre foi e ainda é iluminada por anjos, em 2004 pude conhecer uma pessoa maravilhosa com um coração enorme, eu almoçava e jantava na casa dele, cuidava de mim como seu filho e sempre me incentivava a continuar com os projetos da Abadá - Capoeira, senhor Ronaldo Silva, pessoa que me ajudou a passar pra outra etapa, apresentando os projetos para querida dona Marcia da Sabesp na época, que apoiou nossos projetos com amor e carinho.
Jamais se esqueceria da tão estimada por todos Dona Bella do fundo social da solidariedade, que bem me lembro ajudava muita gente carente, onde em troca de aulas nos centros de convivência, hoje conhecido como  (CEC), me ajudava com uma boa cesta básica mensal, sou muito grato por isso.
ENFIM...

Acredito que são as dificuldades e batalhas que nos fazem construir uma historia e ser reconhecido, isso se chama legado, e digo com propriedade que é o caminho percorrido que me fez receber este titulo de tamanha importância, para mim cabe a agradecer cada pessoa que participou da minha historia, em especial o grande amigo Marcos Silvério por reconhecer juntamente com a Câmara Municipal, a minha história e nosso trabalho realizado em Itapetininga, quero dizer que fiquei muito contente, grato e super motivado com esta homenagem, e tenham certeza, não á beleza da placa, mas o significado que este titulo tem para mim, muito obrigado a  todos.

Agradeço de coração todos os meus alunos, pais de alunos, ao Cesim, entidade que desde o ano de 2005 acreditou em meu potencial, me apoiou e abraçou todas as atividades desenvolvidas, e principalmente a equipe de trabalho da Abadá - Capoeira que caminham juntos na realização dos projetos sociais, apresentações, campanhas sociais, competições e atividades culturais, enfim... Quem seria eu sem a capoeira, sem os projetos sociais, sem os parceiros, sem os alunos, sem a equipe de trabalho, sem o Cesim, sem Dona Bela, sem seu Ronaldo Silva, sem Dona Márcia, sem minha esposa querida que desde o inicio esteve comigo, sem pensar em desistir, sempre acreditando e olhando pra frente, realizando e participando juntos em vários projetos, muita historia pra contar juntos, obrigado, Joelma Alves de Oliveira, por estar comigo a tanto tempo, eu imagino que não e fácil,  portanto meus amigos o que me faz ser diferente e a CAUSA que abraçamos.

Reginaldo Aparecido Rosa.
Professor de Educação Física e Instrutor na Abadá – Capoeira.